quinta-feira, 13 de junho de 2013

Creepypasta

Quem nunca ouviu falar de uma história cabulosa, subliminar ou misteriosa qualquer na internet e ficou chocado, com medo dela ser realmente verdade? Pois bem, o PapoFurado de hoje vai falar sobre as Creepypastas. Histórias que circulam a internet e provocam verdadeiros arrepios e cuja origem não temos como confirmar, podendo ser verdade ou não ou até uma mistura dos dois.

O que é Creepypasta? 



De acordo com o site wiki Creepypasta Brasil, creepypastas são:

"Histórias de terror, suspense e mindfuck¹ em geral encontradas na internet, postadas em diversos fóruns, blogs, bulletin boards (como o 4chan e BRChan) e outros sites similares, com o propósito de assustar e perturbar os leitores.
São escritas de forma envolvente, de uma tal maneira que mexem com a imaginação do leitor. É difícil dizer se uma Creepypasta é baseada em algo real ou não pois algumas englobam bastantes elementos, mesmo sabendo que são apenas para nos entreter.
O nome surgiu da palavra "copypasta", uma expressão usada na rede para definir textos que são copiados e colados diversas vezes na internet. As Creepypastas muitas vezes são complementadas com fotos, áudio ou vídeo referente a história para enriquecer seu conteúdo, aumentando assim seu efeito sobre o leitor." 

Existe uma enorme variedade de gêneros e assuntos de Creepypastas, como você pode ver na página dessa Wiki, e cada uma tem sua particularidade. Entretanto, as mais comuns utilizam certos padrões como estes a seguir:

Narrativas:
O narrador conta uma lenda assustadora, uma história tensa, um acontecimento bizarro de seu passado, enfim, diversos temas. As histórias podem ser narradas tanto em primeira quanto em terceira pessoa, dependendo da história em questão.
Diários:
A história é contada como se fosse escrita em um diário ou relatório, em ordem cronológica ou não. São muito mais descritivos do que os narrativos, apesar de terem narrações do proprietário do tal diário.
Episódios Perdidos:
O narrador conta a história de um episódio nunca antes mostrado de um determinado programa de TV, geralmente humorístico ou de público infantil, mas que não foi exibido por vários motivos terríveis tais como atores ou personagens agindo estranhamente, acontecimentos que evidenciam intento de morte, de matar, sangue ou violência realista.
Rituais:
São na maior parte das vezes listas de instruções para o leitor, tais como ir a um certo lugar, no horário correto e seguir uma série de ações, que são incomuns e misteriosas, do contrário algo terrível pode acontecer. De certa forma, se assemelham a certos tipos de compartilhamento que circulam a internet em mídias sociais.
Hack Roms/Jogos Alternativos:
Pode-se dizer que é um dos meus favoritos, porque se tratam de jogos de videogame. Bem, essas creepypastas são baseadas na história de algum jogo famoso que foi modificado ou comprado em lojas alternativas, tipo vendas caseiras ou baixadas de sites desconhecidos e que contém elementos bastante estranhos que não deviam existir no jogo. Seja um personagem incomum, uma fase com missões cabulosas, ou mesmo que o jogo esteja possuído por alguma força maligna, que transforma a vida do jogador.



dead silence main titles - charlie clouser


0 comentários:

Postar um comentário