quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dica de filme: O Corvo (1994)

O Começo...



Bem pessoal, trago para vocês uma seção chamada Dica de Filme, em que toda sexta-feira trarei um post com dicas de ótimos filmes para você assistir no fim de semana, e que você deve assistir antes de morrer (na boa, um dia todos vamos mesmo...). São filmes diversos, de clássicos e antigos, até filmes recentes, de obra ficcional, de ação, drama ou mesmo comédia. O interessante é que são filmes peculiares que tiveram grande valor não só para o cinema como também para inspiração de diversas outras coisas. Sem dúvida, o primeiro filme não deixaria a desejar, pois foi um marco no cenário como filme gótico/ação/suspense, que influenciou desde a música (Rock), obras de arte e até outras produções cinematográficas. Enfim, vamos falar do filme...

O Corvo (1994)
"The Crow" - Warner Bros.





Inspirado nos quadrinhos de James O'Bar, o filme O Corvo foi produzido em 1993 pelo diretor Alex Proyas (diretor de Eu, Robô e Presságio). Ganhou o Prêmio Saturno em 1995 por melhores efeitos, figurino e direção, além do MTV Movie Awards, por melhor trilha sonora, aliás, o filme é todo Heavy Metal, com um toque decadente, dando luz ao sentimento de vingança presente no filme e abrilhantando a tristeza do personagem Eric, que também é roqueiro, que sofre por ter perdido sua namorada.


Enredo

O filme mostra a triste história de Eric Draven (Brandon Lee), mencionado anteriormente, um roqueiro buscando vingança pela morte de sua mulher e que evidencia também o quão longe um homem pode chegar por causa do seu amor e sede de vingança. A trama começa com o trágico assassinato dele e de sua futura esposa Sherlly Webster na Noite do Diabo, um festival que ocorre uma noite antes do Halloween, numa cidade corrompida pelo crime e pelas drogas, num cenário destruído e caótico. Eric morreu, mas algo muito ruim aconteceu que sua alma não pôde descansar, e conta a história que um corvo conduz as almas das pessoas para o outro mundo, e que algumas vezes, somente algumas vezes, esse corvo trazia essa pessoa de volta a vida para que ela acertasse suas contas e enfim pudesse descansar em paz.
Um ano após sua morte, Eric retorna dos mortos, na mesma noite em que morreu e juntamente com o corvo, ele dá início ao seu cruel plano de vingança, a fim de punir todos os assassinos que mataram sua namorada.





É muito envolvente, sério, é quase impossível não ser levado para a atmosfera desse filme. Uma vez que as músicas foram perfeitamente adequadas ao seu cenário . Bandas de rock famosas do caramba participaram da trilha sonora, como "Nine Inch Nails", "Pantera", "Stone Temple Pilots" e "Rage Against the Machine"! Wow! Isso é um detalhe à parte. O que faz desse flime bom é que é emocionante, os sentimentos dos atores são muito intensos, não falo somente dos sentimentos de Draven pela esposa, e dos amigos dele, mas falo também das cenas de violência e vingança, da frieza e do forte senso de justiça do protagonista, que em nada esconde seu amor e dor, sem sofisticação alguma, nem exageros, por isso os meus sinceros parabéns! As cenas em que ele toca guitarra são muito profundas, são muito curtas porém são demais. Assisti diversas vezes esse filme, e não me canso de repetir.

Curiosidades do Filme

  • O Corvo é um poema pertencente ao escritor Edgar Allan Poe, e o filme é de sobremaneira muito enraizado a este escritor, tanto, que em uma certa cena, Eric recita fragmentos desse poema, além de mencionar em outras passagens do filme mais referências a Edgar Allan Poe. 
  • James O'Bar, criador das histórias de "O Corvo", perdeu sua mulher em um acidente também. As histórias em quadrinhos criadas por ele foram uma maneira de expor sua tristeza, e tal inspiração teve ajuda do poema de Edgar A. Poe.
  • O sucesso do filme foi tanto, que foi criado um seriado de mesmo nome, encenado por Mark Dacascos (Esporte sangrento), e que passou na emissora de televisão brasileira Record. (Quem não assistiu? Alguém lembra?).
  • Durante as filmagens do filme aparece uma banda com uma mulher cantando, aquela banda existiu de verdade, e o seu nome era Medicinne. O nome da música tocada no filme era "Time Baby III".
  • Outra curiosidade, e pelo visto muito triste, é que esse foi o ultimo filme de Brandon Lee, o ator que fez Eric Draven, pois foi nesse filme que ele morreu (foda, muito triste mesmo...). Ele morreu durante uma refilmagem da cena em que Sherlly era atacada e uma arma era disparada contra ele. No entanto, a arma usada na refilmagem estava carregada com mais pólvora do que devia, e Brandon foi atingido. Alex Proyas destruiu todas as fitas daquela cena e elas nunca foram exibidas. A curiosidade só fica ainda maior pois seu pai, Bruce Lee (isso mesmo, ele era filho deste homem!) também morreu gravando um filme.
  • ¹A pintura do rosto de Eric de um palhaço distorcido inspirou James Root, do Slipknot, a criar uma máscara parecida.


¹fonte: Wikipedia

Download

Este filme possui direitos autorais. Sendo assim este link de download poderá ser removido sem prévio aviso. Caso tenha gostado dele, você poderá comprá-lo . Não divulgue a pirataria.

Clique abaixo para fazer o download:

Caso queira comprar este filme, clique no link abaixo:
Filme O Corvo
Livraria Saraiva
Apenas R$ 14,90


Trilha Sonora


  • BurnThe Cure
  • Golgotha Tenement Blues - Machines Of Loving Grace
  • Big Empty - Stone Temple Pilots
  • Color Me Once - Violent Femmes
  • Dead Souls - Nine Inch Nails
  • Darkness of Greed - Rage Against The Machine
  • Snakedriver - The Jesus and Mary Chain
  • Time Baby III - Medicine
  • After The Flesh - My Life With The Thrill Kill Kult
  • Milktoast - Helmet
  • Ghostrider - Rollins Band
  • Slip Slide Melting - For Love Not Lisa
  • The Badge - Pantera
  • It Can't Rain All The Time - Jane Siberry


"Believe in Angels" ¬ "Acredite em Anjos..." 
Frase da capa do filme




0 comentários:

Postar um comentário