segunda-feira, 10 de junho de 2013

MTG: Construção de Decks






Ao contrário dos decks em jogos de cartas tradicionais (TCG), os decks de Magic podem ser totalmente personalizados. Construa seus próprios decks usando os cards que desejar antes de começar a jogar. basta seguir algumas etapas. Você pode montar um deck simples, caso seja um iniciante e esteja começando, mas para montar um deck bom e deixá-lo pronto para competir é necessário uma grande experiência e estratégia. 
Vamos por etapas. Algumas dicas deste post foram extraídos de outros sites e é livre para comentar e discutir as diferentes opiniões aqui colocadas. Então, separei por noções básicas e avançadas.



Noções Básicas (iniciante)

  • O mínimo de cartas é de 40 (em formatos Limitados¹) ou de 60 (em formados Construídos²).
  • O limite de cópias de cada carta num deck é de 4 (quatro), fora alguns formatos excepcionais.
  • Não existe limite de cópias para terrenos básicos.






Ordene as cartas do seu deck
Separe suas cartas em pilhas diferentes de acordo com a cor. Montar um baralho de uma única cor é formidável para você entender os padrões daquele tipo. De preferência, crie decks diferentes para cada uma. Quando você entender cada tipo vá experimentando misturá-las. Para maiores informações sobre combinações de cores acesse uma matéria que fiz sobre as cores de Magic: link.

Escolha suas cores
Leia suas cartas e escolha sua pilha (ou pilhas) favoritas. Você pode escolher as pilhas que têm maior número de cartas, ou as cartas raras ou por qualquer outra razão. Você pode usar quantas cores quiser: uma, duas, três ou até mesmo todas as cinco¹.

Escolha um tamanho de deck
O tamanho padrão de um deck é de 60 (sessenta) carta. Esse é o tamanho mínimo para torneios, sendo o tamanho geralmente recomendado pelos especialistas no jogo. Contudo, você pode criar um deck maior ou menor, caso ainda não tenha o  tamanho padrão, só que nesse caso o número não pode ser inferior a 40 (quarenta).

Construa o deck
Seu deck incluirá três categorias principais de cartas: Terrenos, criaturas e mágicas (instantâneas e encantamentos). Você não pode ter mais do que quatro cópias de uma mesma carta, exceto no caso de terrenos básicos. No mínimo 40% do seu deck deve ser terrenos - se você não comprar terrenos suficientes não poderá jogar suas mágicas! em seu primeiro deck, tente contar com 40% de criaturas e 20% de outras cartas. Por exemplo, um deck de 40 cartas deve ter no mínimo 17 terrenos e 15 criaturas, e um deck de 60 cartas deve ter no mínimo 24 terrenos e 24 criaturas.

Tenha uma quantidade equilibrada de terrenos no seu deck
De acordo com a quantidade de cada cor que você possui, é necessário ponderar quantos terrenos de cada tipo seu deck terá. Por exemplo, se metade de suas mágicas for azul e outra metade for vermelha, convém que metade de seus terrenos sejam Ilhas e outra metade seja Montanhas.

Embaralhe e jogue!
Ao jogar seu deck, você aprenderá a torná-lo ainda melhor. Modifique-o com frequência para aumentar sua força e descartar seus pontos fracos. Você pode substituir cartas por aqueles em outros decks, em boosters ou que trocar com seus amigos.


0 comentários:

Postar um comentário