segunda-feira, 10 de junho de 2013

MTG: Glossário de Termos e Habilidades


Glossário de Magic: The Gathering
Termos usados e nomenclaturas



Alvo: Se uma mágica ou habilidade usar a palavra "alvo", você escolhe o que afetarão ao jogá-la. O alvo não pode ser mudado posteriormente.
Alcance: A habilidade alcance permite que uma criatura que não tem voar bloqueie outra que tem voar.
Amedrontar: é difícil bloquear uma criatura com amedrontar. Apenas criaturas pretas ou artefato poderão bloquear.
Carta Permanente: Ou mesmo que permanente. É um tipo de carta que mesmo após ser usada permanece em jogo. Exemplo: Criaturas, Terrenos, Artefatos, Encantamentos.
Carta Não-Permanente: Ou o mesmo que não-permanente. Ao contrário das permanentes só podem ser usadas uma vez, devendo ser descartadas e colocadas no cemitério. Exemplo: Mágicas Instantâneas, Feitiços.
Cemitério (graveyard) - Destino das cartas que são destruídas. Fica ao lado do grimório.
Comprar: Significa tirar uma carta do grimório, ou deck. Em cada turno só é possível tirar uma carta por vez.
Controle: Você controla as criaturas e permanentes que estão em jogo, a menos que seu oponente use uma mágica ou habilidade para ganhar o controle de uma de suas permanentes. Se seu oponente ganha o controle de uma permanente, ele pode usá-la e você não.
Descartar: As vezes a habilidade de uma carta faz com que você descarte uma carta da sua mão e coloque no seu cemitério.
Dano: As criaturas causam dano ao oponente (quando atacam e não são bloqueadas) ou à outras criaturas (quando bloqueiam ou são bloqueadas). Uma criatura causa dano igual ao seu poder. O dano no mínimo igual a resistência da criatura é suficiente para destruí-la. Geralmente as criaturas sofrem danos apenas uma vez por turno, durante a fase de combate, quando ela bloqueia ou é bloqueada. Algumas cartas permitem que se cause dano nas criaturas fora de combate. Se uma criatura sofre dano mais de uma vez, os danos se acumulam até o fim do turno. Após isso, as criaturas são curadas.
Enjôo de Invocação: Quando uma criatura é colocada em campo diz-se que ela sofre enjôo de invocação, e portanto ela não pode ser usada até o fim do turno.
Grimório (grimoriun) - O mesmo de deck, porém no jogo diz respeito ao montante de cartas do qual você compra as cartas em cada turno.
Mana: É a energia que você obtém dos seus terrenos, e que você usa para pagar suas mágicas. O Mana pode ser Branco, Preto, Verde, Vermelho ou Preto e algumas vezes incolor. Cada símbolo de Mana numa carta indica que você deve pagar um mana daquela cor ao usar aquela carta. O Mana adicional, representado por um número, pode ser de qualquer cor, também deve ser pago para a maioria das mágicas.
Manutenção: Entre a etapa de "desvirar" e "compra", ocorre a fase de manutenção. Geralmente não acontece nada durante esta etapa, mas ela existe para o caso de algo ter acontecido naquele momento. Por exemplo, uma carta permanente pode dizer "No início de sua manutenção o jogador alvo ganha 1 ponto de vida." Isso acontece após desvirar, mas antes da compra.
Marcador: Ou equivalente a contadores, existem sob diversas formas. Algumas vezes uma criatura recebe marcadores do tipo "+1/+1" sobre ela. Use moedas ou outros sinalizadores como sinalizadores sobre a carta. Cada marcador +1/+1 aumenta o poder e a resistência da criatura em 1. Esses marcadores são eliminados quando a carta for destruída ou retornar para a mão de seu dono.
MTG (ou M:TG) - É uma sigla e significa Magic: The Gathering.
Mulligan: Se a sua mão de abertura for realmente ruim, você pode escolher fazer o Mulligan. Embaralhe suas cartas da mão de volta no deck e compre uma nova mão. Pegue uma carta a menos dessa vez. Se ainda assim sua mão for ruim, você poderá repetir o Mulligan só que dessa vez pegando duas cartas a menos e assim suscetivamente. Para cada Mulligan, compre uma carta a menos na próxima mão.
Regenerar: Quando você regenera uma criatura, isso a impede de ser destruída. Em vez de ser destruída, a criatura é virada e removida do combate (se estiver em combate) e o dano é curado.
Reserva de Mana - Algumas habilidades dizem que você pode adicionar Mana à sua reserva de Mana. A sua reserva de Mana é onde o Mana vai depois que você vira terrenos para obtê-lo antes de gastá-lo. Essas habilidades lhe dão Mana igual ao que obtém virando terrenos básicos.
TCG - É uma sigla e quer dizer Trading Card Game, ou Jogo de Cartas Tradicionais/Colecionáveis.
Torneios: Torneios de Magic são um ótimo modo de conhecer outros que são jogados em sua região. Para obter mais informações sobre os Torneios e as Ligas de Magic e para encontrar um local perto de você que ofereça eventos de Magic, basta acessar PlayMagic.com.
Vigilância: Uma carta com vigilância não precisa ser virada para atacar. Contudo, ela não pode atacar se estiver virada ou tiver enjôo de invocação.
Virar/Desvirar: Virar significa dizer que aquela carta foi usada e permanecerá assim até o final do turno ou significa que você pode ativar uma habilidade se você virar a referida carta. No fim do turno, desvire todas as cartas. 
No caso dos terrenos, você os vira somente ao baixar uma criatura ou mágica em campo. Desvire os terrenos ao final do turno.
Voar: É difícil bloquear uma criatura com voar. Se ela estiver atacando, apenas criaturas com voar ou com alcance poderão bloquear.

fonte¹: Wikibooks: MTG - Regras
fonte²: Wikibooks: MTG - Habilidades
fonte³: MagicTheGathering - Wizards of the Coast


0 comentários:

Postar um comentário